Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Monte seu pastel


Detesto comer em praças de alimentação de shoppings, mas quando tenho que fazer escolho, na maioria das vezes, o Spoleto. Não é necessário esperar muito, a comida é boa e gosto de poder escolher os ingredientes que comporão meu prato. Até acho que esse conceito é pouco explorado, já que permite criar um cardápio personalizado para cada freguês.

É no McLapa, região ao lado da Sala Cecília Meireles que concentra a maior quantidade de barracas podreiras de cachorros-quente e hambúrgueres, que alimenta a massa jovem sem dinheiro que volta de uma noitada nas ruas, que você pode comer um delicioso pastel personalizado. Nesta carrocinha, o cliente pode escolher três recheios e três acompanhamentos para o seu pastel. Já vi esse esquema para cachorro-quente, sorvete e massas, mas nunca para pastel, e apesar da localização, é tudo tratado com muita higiene.

O casal que fica na barraca resolveu investir no mesmo negócio em que um amigo vem fazendo sucesso em Caxias, e que está abrindo o terceiro ponto nesta cidade da Baixada. A higiene é tratada com seriedade, com filmes plásticos cobrindo cada massa e óleo trocado todo dia, além do manuseio com luvas.

A mulher já trabalhou em uma empresa que oferece para seus funcionários palestras com profissionais como o Roberto Justus e Bernardinho. Isso me deixa muito feliz, porque é a prova cabal que treinamento e respeito são capazes de criar profissionais altamente capacitados.

O sucesso desta barraca é certo, principalmente depois que sair no Rio Show e na Veja Rio. Muitos outros comerciantes copiarão a idéia e oferecerão serviços semelhantes, cabendo, então, aos pioneiros manterem sua posição com um atendimento diferenciado e asseio no trato com os alimentos.

Recheios:
Carne, frango, presunto, calabresa, goiabada, doce de leite, chocolate, quatro queijos, mussarela, queijo minas, chedar, catupiry, ovo e carne seca*.

Acompanhamentos:
Milho, palmito, tomate, orégano, côco ralado, alho frito, passas, ervilha, azeitona, bacon, batata palha, pimentão e cebola refogada.

* o com carne seca é o único que custa R$3,00. Os demais, R$2,00.

Escolhi carne, mussarela e ovo, mas tem um cliente que prefere carne com chocolate e outro que sempre come goiabada com cebola e alho. Cada um na sua.

Curiosidade: dos 27 ingredientes, você pode escolher 6. Esta combinação oferece, pasmem, 213.127.200 6.028.568 recheios diferentes. Qual deveria ser o tamanho do cardápio para suportar mais de 6 milhões de opções?

Update: surgiram dúvidas quanto ao número certo de opções de pastéis, o que me fez refazer o cálculo. Realmente eu errei. A conta incial foi 27 x 26 x 25 x 24 x 23 x 22 = 213.127.200. Esta conta só estaria correta caso pudesse escolher qualquer combinação entre os 27 ingredientes, ou seja, 6 tipos de recheio ou 6 tipos de acompanhamentos. O cálculo correto é 143 x 133 = 6.028.568.

Nenhum comentário:

Postar um comentário