Páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

HP 12C


Pela terceira vez na minha vida estou estudando matemática financeira com uso da HP12C, sabendo que uma semana depois do término das aulas esquecerei tudo. Quem conhece essa calculadora sabe o que estou falando.

Depois que você aprende a mexer um pouco, fica com a certeza que ela vai no inferno, pergunta a resposta pro capeta e te responde. É uma máquina espetacular, que formou todos os economistas, engenheiros e administradores desde que foi lançada.

Chegou ao mercado em 1981 e continua exatamente a mesma coisa desde então. Foram lançadas outras séries, como a Platinum, mais rápida e com alguns recursos adicionais, mas a maioria que é comercializada ainda é a Gold, o mesmo modelo de 27 anos atrás. Você conhece algum produto eletrônico que continua no mercado há 27 anos exatamente igual? Eu não.

Uma HP12C Gold custa cerca de trezentos reais e deve ser o produto mais lucrativo da HP. Já deu para recuperar o investimento e agora colhe grandes lucros. Não sei quantos anos dura uma patente desse tipo, mas acredito que a hegemonia dessa calculadora ainda vai durar um bom tempo.

Abraços, Izidoro Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário