Páginas

quinta-feira, 25 de março de 2010

Terminal Pesqueiro na Ilha não!

Para quem não conhece os motivos pelos quais somos contra a instalação do terminal pesqueiro na Ilha do Governador:

***************

Desde 2008 a população insulana vem se insurgindo contra a insana insistência do governo em instalá-lo justamente na Ilha, na Ribeira.

1) A Aeronáutica já emitiu relatório condenando o projeto, porque terminais peixeiros (e os próprios barcos de pesca) atraem pássaros, perigosos para a aviação. E basta lembrar que os aviões que pousam no Santos Dumont passam baixinho sobre a Ribeira, e o Tom Jobim é ao lado.

2) O local pretendido fica dentro do entorno de uma Unidade de Conservação da Natureza (a Aparu do Jequiá), protegida por leis federais, estaduais e municipais. Estamos aguardando o veto também pelo Ibama.

3) A estrutura urbana da Ilha não comporta mais megaprojetos como esse.

4) Nossas vias públicas não podem suportar o previsto acréscimo de centenas de caminhões por dia, desde a Ribeira até o Fundão (e vice-versa).

5) É FALSO que o TPP criará empregos, pois não é ele que fará aumentar a produção de peixes — esta, apenas, seria canalizada para um único porto (o que pode até fazer diminuir os atuais empregos!). A pesca no Brasil já atingiu seu limite máximo, além do qual se tornaria predatória. Os mares atlânticos não são especialmente piscosos e a solução é o desenvolvimento da aquicultura (criação de peixes).

6) Haveria uma crise habitacional pois os empregados nos atuais entrepostos, de modo natural, iriam tentar se mudar para cá, com suas famílias.

Movimento “Terminal Pesqueiro na Ilha NÃO!!”
sosribeira@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário