Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

Espaço Cultural da Marinha

Outro dia fui novamente ao Espaço Cultural da Marinha, centro cultural que fica na Praça XV. Levei um casal de amigos que nunca tinham ido ao lugar, apesar de ambos serem grandes freqüentadores de centros culturais, teatros e afins.

Além do museu tradicional (que infelizmente está reduzido apenas a uma exposição sobre os 30 anos da mulher na marinha), possui um navio, submarino, helicóptero e a Nau do Descobrimento.

Navio Museu
Pode-se entrar em tudo, inclusive no submarino:

Quer saber como é dentro do submarino? Vai ter que ir lá para conhecer
Se para os adultos conhecer o submarino por dentro é divertido, imagina para as crianças! Deixe de ser pregiçoso e leve seus filhos. Qualquer ônibus que sai da Ilha do Governador para o Centro deixa lá perto.

Helicóptero museu

Nau do Descobrimento
A Nau Capitânea tem uma particularidade: é uma réplica da embarcação de Pedro Álvares Cabral e foi construída para as comemorações dos 500 anos do Brasil. Deveria navergar de Porto Seguro até o Rio, fazendo diversas paradas no caminho, servindo no final para realização de passeios turísticos pela Baía de Guanabara. Por muitos erros no projeto, a embarcação não conseguiu sair do lugar. Infelizmente ela está sendo reformada e fechada à visitação, podendo ser observada somente de fora (saiba mais).

Passeio Marítimo e Ilha Fiscal

Também é possível fazer dois passeios excelentes, um para a Ilha Fiscal e outro pela Baía da Guanabara. Fiz os dois e comentarei em breve.

Serviço

O melhor de tudo é que a entrada é gratuita e fica a 5 minutos de caminhada do ponto de ônibus da Rua Primeiro de Março. Na Praça XV, logo embaixo do viaduto, existe um prédio do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça. Uma pequena passagem de pedrestre ao lado conduz ao museu.

O passeio marítimo e a visita à Ilha Fiscal custam R$10,00 a inteira.

Funciona de terça à domingo, das 12 às 17 horas. O estacionamento também é gratuito, com acesso pelo mergulhão.

Rua Alfred Agache, s/nº, Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário