domingo, 9 de outubro de 2011

Aulas de dança na Ilha do Governador

Assisti uma palestra sobre programação neurolinguística (PNL) no último dia de aula da minha pós na FGV. Não sei explicar direito como funciona, por isso vou dar um exemplo prático exposto pelo palestrante.

Ele, já um senhor, sempre teve muita dificuldade em soltar o corpo, tinha movimentos rígidos e problemas de coordenação. Achava que era uma característica de nascença, uma condição imutável que deixava-o triste, já que não podia acompanhar a mulher nas aulas de dança de salão. Tempos depois, ao descobrir a PNL, entendeu que nosso cérebro pode ser programado para desenvolver qualquer tipo de atividade, que novas conexões e sinapses podem ser criadas e aquilo que parecia algum tipo de bloqueio inquebrantável deixa de sê-lo. Então, com as práticas propostas, conseguiu vencer essa barreira mental e agora é um pé-de-valsa.

Essa técnica serve para qualquer coisa, mas me identifiquei muito com a aplicação na dança de salão porque também sempre tive dificuldades motoras e rítmicas. Quando recentemente minha digníssima e eu nos separamos (já estamos de volta), um dos objetivos que tracei para a nova etapa da minha vida foi aprender a dançar. Mas aprender a dançar era apenas um exercício para a lição maior, que é saber que sou capaz de fazer qualquer coisa, basta ter vontade e saber exercitar, conscientemente, minha mente a romper barreiras psicológicas surgidas ao longo da minha vida.

Não sei se é uma ciência, mas gostei da programação neurolinguística, tirando os picaretas que sempre aparecem em todos os lugares.

Aulas de dança na Ilha do Governador

Essa é minha terceira experiência em academias, e uma coisa percebi em comum em todas elas: são todos, alunos e instrutores, extremamente motivadores, sempre com palavras de ajuda e encorajamento, por mais inaptos que sejamos. Não é um ambiente ameaçador como eu acreditava ser.

Quadro de horários no Espaço Leandro Azevedo (clique para ampliar)

Estou gostando muito das aulas no Espaço Leandro Azevedo, Vilage. Faço aula aos sábados, das 13h30 às 15h. Pode ir sem medo porque alunos bolsistas ensinam os passos básicos aos iniciantes separadamente dos demais. Todo o processo é bem divertido.

Além da dança de salão, também tem forró, zouk, dança do ventre, jazz, workshops sensuais (com noções de strip tease, lap dance, pole dance e chair dance) e bailes para prática do que é aprendindo nas aulas. Ainda não me sinto seguro para ir a um baile, mas estarei em breve.

Acho que é isso, nunca é tarde para aprender algo novo.

Espaço Leandro Azevedo
Endereço: Rua Fernando de Azevedo 45 - Vilage - Ilha do Governador
Telefone: 3393-8018

Nenhum comentário:

Postar um comentário