Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bar e Restaurante Taberna Minho

Longe dos prédios com fachado espelhada da Avenida Rio Branco, diversos butiquins estão sempre com as portas levantadas e prontos para aquecer o estômago vazio de um boêmio assalariado. Nas ruas esburacadas e sobrados carcomidos, operários e trabalhadores das bases hierárquica dos escritórios caminham para o almoço.

Adoro esse ambiente e me preocupa a "revitalização" pela qual certos pontos da cidade estão passando. Apesar da aparência lúgubre, tem vida em excesso em suas veias, não carecem de nenhum tipo de revitalização. Nunca houve falta de vida e seus habitantes agora são ameaçados pela força dos cifrões do capital.

O Bar e Restaurante Taberna Minho, assim como seus similares, não possui nenhuma placa que identifique seu nome. Sua estreita entrada esconde um longo salão, que antes da cozinha possui um ambiente separado dos demais por uma passagem em arco e um muro baixo feito com tijolos decorativos vazados, os cobogós.

Localizado numa rua longe dos fiscais da vigilância sanitária, oferece pratos fartos por preços módicos. Pedi um churrasquinho com fritas e enquanto esperava sentado numa mesa que, dependendo da minha concentração, podia ouvir o Vídeo Show que passava na televisão ou as músicas evangélicas tocadas no rádio da cozinha.

Feijão muito bem preparado, com uma costelinha de porco escarnada com facilidade. Carne coberta com alho frito e fritas escuras por conta dos outros alimentos preparados no mesmo óleo.

O salão estava vazio e um grupo de cinco pessoas sai do estabelecimento instantes depois de sentar. O dono da casa pergunta, constrangido, se eles não iriam almoçar, recebendo uma resposta qualquer como desculpa. O verdadeiro motivo soube logo depois, a existência de um restaurante self service sem balança há poucos metros dali. Difícil competir.

Que São Jorge proteja butiquins como a Taberna Minho.

Salão dos fundos separado por cobogós


Rascunho deste texto enquanto esperava meu prato



Exibir mapa ampliado

Bar e Restaurante Taberna Minho
Rua Senador Pompeu, 43
Saúde - Rio de Janeiro
Churrasquinho com fritas: R$9,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário