Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Dicas para emagrecimento


Outro dia escrevi aqui um texto sobre a farsa da academia, mostrando que a quantidade de calorias que queimamos durante exercícios é muito pequena, que repomos tudo comendo apenas alguns biscoitos amanteigados. Claro que escrevi apenas como uma piada, mas descobri que tem um fundo de verdade.

Pesquisando mais sobre o assunto, achei esse excelente texto do doutor Doug McGuff que explica todo o processo de queima de caloria e emagrecimento.

O texto é grande, mas recomendo a leitura. Vou fazer um pequeno resumo.



Pergunte a qualquer pessoa porque as últimas gerações estão tendo tantos problemas com a obesidade e a resposta será praticamente a mesma: o avanço da tecnologia na vida moderna tem poupado o homem da realização de exercícios físicos, fazendo-nos mais sedentários que nossos ancestrais. Esse argumento está errado por dois motivos: as atividades físicas não queimam tanta gordura quanto acreditamos e, principalmente, a atual abundância de alimentos.

Exercícios aeróbicos

Quando você fica andando uma hora na esteira e o indicador marca 300 calorias queimadas, você na verdade perdeu 160 calorias, descontadas as calorias que você perderia normalmente com o corpo em repouso. Comendo apenas três biscoitos você recupera tudo que perdeu em uma hora na esteira.

Foi esse argumento que usei no meu texto e segundo o doutor McGuff meu raciocínio está correto. Mas o pior vem agora.

Quando você caminha na esteira, apenas uma parte dos seus músculos é utilizada na atividade. Os músculos em desuso são considerados inúteis pelo seu corpo e são atrofiados. O que você perde durantes os exercícios aeróbicos é massa muscular e, surpreendemente, isso te deixa propício a acumular mais gordura, já que a manutenção dessa massa exige grande quantidade de calorias.

Depois de um tempo na esteira, você realmente caminha pela rua com mais facilidade, acreditamos que estamos recuperando o fôlego por conta da melhora cardiorespiratória, mas a verdade é que cansamos menos por causa da economia do movimento.

Ohhhhhh!!!!!

Nossos ancestrais que moravam nas cavernas não eram magros por conta dos exercícios físicos que realizavam para caçar. Se isso fosse verdade, teriam todos morridos, já que queimariam mais calorias na caça do que seriam capazes de ingerir com os animais capturados.

Eles eram magros por conta da escassez de alimentos.

Abundância de alimentos

Durante quase toda história do ser humano, houve escassez de alimentos. Esse problema só foi “resolvido” depois da Segunda Guerra Mundial, com melhorias nos processos produtivos e um pouco de estabilidade no mundo.

Esse cálculo é meu, baseado no texto:

Se o homem tem, por baixo, 130 mil anos e o problema da alimentação foi “resolvido” nos últimos 100 anos, então esses 100 anos representam menos de um porcento de toda nossa história. Ou seja, muito pouco tempo para nosso organismo evoluir e se adaptar a nossa nova realidade.

Se o acumulo da gordura foi responsável pela sobrevivência da espécie, agora é um problema.

Como emagrecer?


Para emagrecer, dois pontos principais devem ser seguidos: atenção na alimentação e musculação.

Olhe o que você está comendo!

Se em uma hora na esteira você queima 160 calorias, o equivalente a dois biscoitos, é melhor e mais fácil não comer os biscoitos. Isso é muito importante!

Musculação

Como já foi dito, a manutenção dos músculos exige muita energia. Por isso, o fortalecimento dos músculos é uma excelente maneira de fazer seu corpo queimar mais calorias.

É muito comum pessoas freqüentarem academias e só fazerem esteira e bicicleta, acreditando que vão emagrecer, que a musculação só serve para criar massa muscular. Agora você sabe que isso não é verdade e vai levantar ferro também, não é Júnior?

Outra dica (bizarra, é verdade) contida no texto para emagrecer é beber muita água gelada.

Uma caloria é a quantidade de energia necessária para aquecer um litro de água em um grau Celsius. Então, se você beber muita água gelada ao longo do dia, seu organismo queimará muita caloria para aquecê-la e deixá-la na temperatura do seu corpo. Se você beber 5 litros d’água a um grau centígrado em um dia (sic), queimará 180 calorias.

Bem, se isso tudo é verdade eu não sei, mas com certeza darei mais atenção à musculação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário