Páginas

sábado, 24 de janeiro de 2009

Walldoor

Esse texto é antigo, mas mesmo assim vou colocar aqui no Ilhados.

********

Adoro a criatividade do brasileiro e as coisas que ele cria para se virar. Uma das mais recentes são as pinturas publicitárias em muros, muito comum na Avenida Brasil. Quem passa por lá já deve ter visto estas pinturas anunciando produtos e serviços. Os mais comuns são supletivo sem necessidade de freqüência e compra de carro usado.

Resolvi ligar para um destes pintores me passando por um possível anunciante e fiz algumas perguntas, para saber melhor como funciona este novo tipo de mídia alternativa.

O pintor para quem liguei foi o Mazinho, com forte atuação em Nilópolis e Anchieta, mas que também faz em alguns trechos da Avenida Brasil e pode indicar outros profissionais que pintam em outras regiões. Ele cobra R$150,00 para pintar 10 anúncios com tamanho entre 3 e 4 metros e R$500,00 para 50 anúncios, ou muros, como ele se referiu, em quatro cores.

O preço é bem razoável, considerando ainda que ele dá garantia de 2 meses para muros pintados em determinadas regiões. Alguns locais estão sofrendo com a ação da prefeitura, que apaga os anúncios, principalmente na Brasil. Estas regiões que sofrem estes “ataques” com freqüência não possuem esta garantia, mas se o cliente insistir, a pintura é feita mas o risco é por conta do contratante.

Questionado sobre o melhor negócio ele responde que as Lan Houses estão obtendo grandes retornos e os piores são as franquias de financeiras, principalmente da BMG, que tem visto muitas fechando.

Mazinho assume a ilegalidade do negócio: “Não vou mentir para você. É ilegal? É, mas é um ilegal que todo mundo faz”. Apesar disso, garante que esta prática não oferece risco. O único episódio desta natureza foi quando um anunciante recebeu uma notificação depois de ter mandado pintar um muro perto da rodoviária. O local era protegido pelo governo federal e ele teve que apagar a pintura. Desconhece casos de multas ou qualquer outro tipo de complicação.

Se você ficou interessado, vou fazer uma rápida análise deste tipo de mídia:

Público alvo
Pessoas de baixo poder aquisitivo e que procuram serviços “alternativos” e com baixo custo. Leiam-se como serviços alternativos aqueles de qualidade inferior e na maioria das vezes informal.

Vantagens
Baixo custo;
Grande visibilidade.

Desvantagens
Baixa credibilidade dos produtos e serviços anunciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário