Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A farsa da academia

Uma coisa que sempre achei babaquice nas academias foi o fato de pessoas pagarem para andar numa esteira. Porra, para andar eu ando na rua. Vejo a paisagem, pessoas passando e não pago nada, muito mais interessante do que ficar num mesmo lugar. Agora que entrei numa academia (muito a contragosto, é verdade), percebi que caminhar sem sair do lugar pode ser interessante. Você não precisa desviar de buracos, parar nos sinais, não fica exposto às intempéries do tempo e não corre o risco de ser atropelado.

Exercícios aeróbicos

Na academia existem três equipamentos para exercícios aeróbicos: a esteira, a bicicleta e um outro que mistura os dois, possui umas espécies de pedais que simulam uma caminhada e que não sei o nome, comentarei em outra ocasião.

A bicicleta

A bicicleta é o que mais gosto (ou o que menos detesto), já que é possível ler enquanto pedalo. O problema é que só consigo ficar 30 minutos, já que depois disso minha bunda começa a doer e fico com o pau dormente. Muito estranho esse fenômeno, que nomeei de paudormescência.

Na bicicleta podemos controlar, além do tempo e da velocidade, a tração dos pedais, ou seja, uma força a mais do que a esteira.

A esteira

A esteira queima mais calorias do que a bicicleta, o que eu acho muito estranho, já que suo muito mais pedalando. Em 10 minutos queimo as 60 calorias que levo em 30 minutos na bicicleta. No início eu até conseguia ler, por causa da baixa velocidade, agora não consigo mais, já que fico em torno de 6 quilômetros por hora.

Vamos às análises:

Em 30 minutos na bicicleta, o marcador indica 60 calorias queimadas. Uma barra de cereal light tem 90 calorias, ou seja, para queimar o equivalente a uma barrinha de cereal light você precisa ficar 45 minutos pedalando numa bicicleta. Muito estranha essa informação, ainda mais se você considerar que esse indicador deve jogar para cima as calorias que você queima, já que não leva em conta a idade, o sexo e a freqüência cardíaca do infeliz que está se exercitando, indicadores esses essenciais para uma aferição precisa. Um Bic Mac tem 504 calorias, ou seja, 252 minutos, um pouco mais de 4 horas de pedaladas.

Na esteira, para queimar um Bic Mac, são necessários 84 minutos, ou uma hora e vinte e quatro minutos.

Mas na academia você também faz a musculação, que com carga leve te faz queimar 230 calorias em uma hora.

Eu fico 30 minutos na esteira (180 calorias), 30 minutos na bicicleta (60 calorias) e faço uma hora de musculação (230 calorias), totalizando 470 calorias num dia de malhação.

Isso me faz pensar se essa tal de academia emagrece mesmo. Se você, assim como eu, faz a dieta da sopa (não pode ver nada dando sopa que vai lá e creu!), é só deixar de comer uma porção de biscoito de manteiga pro dia (100 gramas possui 500 calorias) ou um sundae (616 calorias) que estaremos deixando de ingerir uma quantidade maior de calorias do que aquelas que perdemos malhando. Veja esta tabela de calorias nos alimentos que mais consumimos e faça outras simulações.

Será que estamos diante de uma conspiração? Será que a academia não passa de um placebo, em que se você acredita que está realizando uma atividade emagrecedora você realmente emagrece? Será que as academias fazem parte de um poderoso lobby, que paga médicos e a mídia para nos convencerem que devemos malhar para nos mantermos saudáveis? Será? Será? Será?

2 comentários:

  1. De jeito nenhum cara..principalmente em relação à musculação. Quando você malha seus músculos tanto crescem quanto ficam mais rígidos...e é preciso energia pra mantê-los assim

    O grande lance é que malhar acelera seu metabolismo, fazendo com que você queime mais energia (preferencialmente gordura) até mesmo dormindo.

    ResponderExcluir
  2. A musculação é a melhor forma de perder peso. Os exercícios aeróbicos são ótimos cardiorespiratórios.

    Abraços.

    ResponderExcluir