Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Livraria Nobel na Ilha do Governador

A Letras Ponto Com Café, no Ilha Plaza Shopping, fechou. Era a única livraria da Ilha do Governador (excetuando a do Aeroporto Internacional Galeão Antônio Carlos Jobim, que não conta).

Esse fato já era previsto, todos conhecemos os hábitos culturais refinados dos insulados (vide o show da Cláudia Leite). Mas, felizmente, acertamos apenas em parte: uma Nobel vai abrir no local.

Pequenos comerciantes de todo o mundo não estão agüentando a pressão das grandes redes varejistas e estão fechando as portas, vejam os exemplos da rede de cafeterias Starbucks e das livrarias Barnes & Noble, que procuram os proprietários dos pontos onde varejistas independentes trabalham e oferecem-lhes aluguéis maiores, forçando-os a deixar o mercado.

Eu poderia ficar horas escrevendo sobre os problemas sociais causados por essa estratégia de expansão, como o aumento do desemprego, diminuição dos salários e desmobilização dos trabalhadores, mas esse não é o objetivo do Ilhados. Acho que vou criar outro blog só para isso.

3 comentários:

  1. Pois é...no aniversario do Carcará fui a letras.com café para comprar a Biografia do John Lennon...como era eu,tinha acabado e era a noite do aniversario.Qdo eu perguntei onde haveria outra livraria aberta,a dona me informou que só tinha a livraria do aeroporto!!Um absurdo,um bairro tão grande!E agora fechou...mas agora além de outra abrir no lugar,teremos um cinema novamente depois de tantos anos!Legal né,pelo menos não temos que sair da Ilha para pegar um simples e honesto cineminha de domingo...=)

    ResponderExcluir
  2. Agora tem o Sebo e Livraria "Clube do Livro" na Rua Cambaúba, em frente ao número 1145.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite vcs tem o livro vencendo a calvície

    ResponderExcluir