Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como funciona a vidência?

Postagem de 2009, mas ainda muito atual, infelizmente.

********

Há muito tempo atrás uma amiga foi numa vidente e me contou a experiência. Fiquei impressionado com a quantidade de coisas que ela falou, fiquei me perguntando como alguém pode saber tanto a respeito sobre a vida de outra pessoa somente lendo cartas.

Com o passar do tempo, lendo matérias sobre o assunto e ouvindo outros relatos, percebi o que realmente aconteceu com minha amiga. A vidente fala coisas vagas e quem atribui significado é a outra pessoa. O nome disso é falsa memória, uma memória criada por sugestão.

Os videntes também utilizam técnicas de leitura a frio, que consiste na identificação dos sinais não verbais que as pessoas emitem, como a roupa que está vestindo, gestos, marcas no corpo etc. Outra técnica é o uso de afirmações que são válidas para todas as pessoas ou para pessoas dentro de um determinado perfil.


Há alguns anos o Fantástico realizou uma série de reportagens chamadas Operação Bola de Cristal, que consistia no treinamento do ator Osvaldo Mil pelo mágico Kronnus e o psicólogo e parapsicólogo Jayme Roitman nas técnicas utilizadas pelos videntes. Depois de seis meses de treinamento, uma platéia de 40 voluntários foi colocada diante do ator, que foi apresentado como o vidente Ângelo.

O falso vidente fez todo um mise en scene e foi escolhendo pessoas da platéia para fazer a leitura. Nove foram escolhidos e todos ficaram impressionadas com o poder do ator, fazendo afirmações do tipo: "parece que ele me conhece desde criança". Uma mulher, mesmo depois da explicação de que se tratava de um ator, continuava acreditando na experiência.

Assista os episódios abaixo, vale muito assistir:








Não se deixe enganar. Prever o futuro é charlatanices.

Nenhum comentário:

Postar um comentário