Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Chapéu Panamá


Ao contrário do que o nome sugere, o chapéu panamá é originário do Equador. Ganhou esse nome porque era usado por operários que construíram o canal que lhe dá o nome e porque o presidente estadunidense Theodore Roosevelt vestia um durante uma visita ao país.

É feito com uma palha colhida nos Andes do Equador e países vizinhos, é trançado de forma artesanal por famílias que estão no ramo há várias gerações. Eu tenho dois.

Por causa do clima no Brasil, o diâmetro do chapéu pode diminuir, e foi isso que aconteceu com o exemplar acima. Como ganhei outro de presente, procurei alguma forma de evitar o mesmo destino. A melhor solução foi utilizar uma cabeça de manequim como suporte.

Depois de procurar um pouco na internet, entrei em contato com uma pessoa através do Mercado Livre que possuía uma cabeça com a circunferência exata do meu chapéu. Nos encontramos na Estação Flamengo do metrô. A cabeça estava dentro de um saco preto, e depois de verificar suas condições, entreguei os vinte reais combinados.

Foi uma negociação um tanto incomum. Fiquei curioso em saber porque ele tinha uma cabeça de manequim prateada e não duvido que ele deve ter passado um bom tempo pensando no que eu iria fazer com uma, com exatos 58cm de circunferência.

5 comentários:

  1. O nome da cabeça é Rodolfo... hihihi!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Sabe o que isso parece? Um conto das "Comédias da Vida Privada". A história é perfeita!

    ResponderExcluir
  3. hahahahahaha Tem razão.

    ResponderExcluir
  4. a cabeça acima é da Eliza Samudio! a tinta prateada é pra dificultar o reconhecimento! é só fazer uma necropsia! se não encontrar nada dentro, pode ser que ela seja do Stalone também!

    ResponderExcluir
  5. ou pior! do homem-estátua da uruguaiana!

    ResponderExcluir