Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Avenida Presidente Vargas: um desfile pela história do Brasil

Meus livros sobre o Rio
Depois de comprar Histórias das Ruas do Rio, hoje adquiri outro livro que desvenda um pouco mais esta cidade. Lançado agora em janeiro, Avenida Presidente Vargas: um desfile pela história do Brasil conta como surgir esta importante via, com fotos atuais e antigas que mostram os prédios que foram estupidamente derrubados e os que ainda restam, além de fatos históricos importantes que por ali ocorreram, como os comícios da Central do Brasil e Diretas Já e a aclamação de D. Pedro I.

Um trabalho de altíssimo nível, capa dura, todo colorido e com muitas imagens. Idealizado por Eduardo Bueno (um dos primeiros jornalistas best sellers que escreveu sobre história do Brasil em uma linguagem não acadêmica, acessível ao grande público), é resultado de um trabalho de pesquisa minucioso, que patrocinado pela Embratel pode fazer com que seja comercializado por apenas R$30,00. Esta iniciativa deve servir de exemplo para que outras grandes empresas ofereçam publicações de alto padrão a baixos preços.

A mesma equipe também produziu o livro Avenida Rio Branco: um século em movimento para a Caixa, mas pelo que pesquisei, infelizmente, não foi comercializado.

Para saber mais sobre o livro, leia esta reportagem d'O Globo e ouça a entrevista com Paula Taitelbaum na CBN.

Também comprei recentemente Era Uma Vez o Morro do Castelo, edição de luxo e cheio de imagens, textos e reproduções de documentos da época em que o lugar onde surgiu o Rio de Janeiro ainda existia.

Três livros que recomendo para quem quer conhecer um pouco mais a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário