Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Rio Antigo



Vez por outra recebo um comentário ou e-mail desaforado de alguém que se irritou por conta das postagens sobre o Rio de Janeiro e a Ilha do Governador. Essas pessoas não entendem que esses textos não passam de piadas e que sou completamente apaixonado por esta cidade.

Prova disso é que comprei recentemente o livro Histórias das Ruas do Rio, edição revisada lançada em 2000, e estou encantado com a publicação. O título é auto explicativo, conta a origem dos principais logradouros da cidade, seus monumentos, construções, igrejas, curiosidades e fatos que neles ocorreram.

Como a primeira edição foi lançada em 1955, a linguagem é um pouco diferente daquela com a qual estou acostumado. Isso faz com que a leitura exija mais atenção, mas nada que tire o prazer de conhecer melhor o Rio de Janeiro.

Estou aproveitando para revisitar as ruas e monumentos citados, desta vez com um outro olhar. São lugares nos quais passo freqüentemente e que pouca coisa conhecia a respeito. Diante disso, vou publicar algumas dessas histórias, fotografias atuais e antigas, para ajudar a presevar a identidade desta cidade, de um povo famoso pela sua falta de memória.

É revoltante a falta de painéis nas ruas que contem um pouco dessa história. Uma pena, espero que a prefeitura um dia tente tornar o acesso às essas informações mais fácil.

Locais visitados:


Cais da Imperatriz

Roteiros Geográficos do Rio de Janeiro (1 e 2)

Mosteiro de São Sebastião

Locais históricos de São Paulo estarão no Google Maps a partir de fevereiro

Ladeira da Misericórida e Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso

Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

Morro da Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário