Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Humor e Cia e Roteiros do Rio

Terça e quarta fiz dois excelentes programas gratuitos: Humor & Companhia no Centro Cultural Banco do Brasil e Roteiros Geográficos do Rio nas ruas da cidade.

O Humor e Companhia: o humor na mídia e nas artes é uma série de encontros mensais que vão até dezembro no CCBB para debater o poder da comédia na vida humana. O primeiro foi com Ruy Castro, Denise Fraga e mediação da cartunista Aroeira.

Ruy Castro, Aroeira e Denise Fraga: Humor Brasileiro - Mínimas e Máximas

Na quarta participei do Roteiros Geográficos do Rio, passeio pelas ruas da cidade com monitoria do professor da Uerj João Batista. São diversos roteiros e o tema da vez foi Memória e Metamorfoses no Retorno aos Morros do Senado, Santo Antônio e Castelo. Começamos no Grande Templo Israelita na Praça da Cruz Vermelha e terminamos no Castelo.

O próximo roteiro será este sábado na Praça XV e já fiz minha inscrição.

Catedral Metropolitana - vista noturna

Durante as escavações para construção do estacionamento subterrâneo do Castelo, foram encontrados blocos de pedra pertencentes ao antigo muro que protegia a Igreja de Santa Luiza do mar. Aquela pequena igreja perto do ponto dos ônibus e vans que vão para a Ilha do Governador ficava em frente ao mar, conforme imagem abaixo.

Bloco em exposição no estacionamento

Igreja de Santa Luzia em frente ao mar
Abaixo, imagem da atual Igreja de Santa Luzia (clique na imagem para interagir com ela).


Exibir mapa ampliado

A seguir, o belíssimo Grande Templo, primeiro prédio construído no Brasil especialmente para funcionar como sinagoga. No dia 16 de maio haverá um concerto de harpas gratuito no templo. É uma segunda-feira e começará às 19 horas. O M93 deixa na porta, é só descer no ponto da Praça da Cruz Vermelha. Rua Henrique Valadares esquina com Tenente Possolo.

Adivinha quem vai?

Grande Templo Israelita
Atualização (8 de abril): saiu hoje no Rio Show reportagem sobre as diversas atividades que contam a história do Rio, entre eles os Roteiros Geográficos do Rio, Igreja Nossa Senhora do Carmos da Antiga Sé e Ilha Fiscal (postagem completa em breve), todos já registrados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário