Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Roteiros Históricos da Ilha do Governador

Hoje a capa do Rio Show é sobre passeios que contam um pouco a história da cidade, entre eles estão os Roteiros Geográficos do Rio, Ilha Fiscal (postagem completa em breve) e Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, todos eles já registrados aqui. A reportagem também mostra muitos outros que eu não conhecia e já me animei em assistir.

Diante disso tive uma boa idéia (mais uma, espero poder concretizá-la). Tive uma vizinha, historiadora respeitada no meio, que escreveu um livro contando toda história da Ilha do Governador. Seu nome é Cybelle de Ipanema, esposa do falecido Marcello de Ipanema, que nomeia a praça que fica atrás da igreja da Praia da Bica.

Acabei de falar com ela por telefone e tive uma excelente notícia: está no forno a segunda edição da publicação, mas infelizmente ainda sem previsão de conclusão. Mas conheço uma pessoa que possui um exemplar, então vou visitar os locais citados, fotografá-los, procurar imagens antigas e ir publicando aqui. Quem sabe a gente não organiza passeios tais quais os do professor João Batista?

O Jaime é outra pessoa que conhece profundamente a história do bairro, e tem um fotolog onde publica fotos antigas e conta um pouco do seu passado. Abaixo, o Jardim Guanabara em 1951, estraída de lá:


Nenhum comentário:

Postar um comentário