Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mosteiro de São Bento - Rio de Janeiro


Domingo fiz mais um passeio que recomendo a todo mundo. Conheci o Mosteiro de São Bento e assisti alguns minutos da missa com cantos gregorianos emanados pelos monges que vivem enclausurados. Depois percorri ruas do Centro, que teve suas histórias desvendadas pelo professor da Uerj João Batista, através do projeto Roteiros Geográficos do Rio, já citado aqui (e aqui).

Os beneditinos inicialmente se instalaram na Ermida de Nossa Senhora do Ó, que também já visitei e comentei nesta postagem, em 1689. Pouco depois se mudaram para um terreno doado onde, em 1633, começou a ser erguida a atual construção. Seu interior é belíssimo, em estilo barroco em talha dourada (saiba mais sobre a histório do mosteiro).

Todo domingo os monges realizam uma missa com cantos gregorianos, cantados em latim. Fiquei um pouco decepcionado, pois apenas alguns monges estavam cantando. Somente em datas religiosas o coral é completo, talvez volte lá em um desses dias.

Fiz a foto acima e o vídeo abaixo durante o passeio, que é gratuito. A agenda dos próximos encontros pode ser conferida no blog do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário