Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Alô Prefeitura!

O texto abaixo foi enviado pelo amigo e ambientalista Sérgio Ricardo. Até agora não houve indicação de quando será lançado o edital para construção da ciclovia na Ilha do Governador, fato comemorado pela Subprefeitura no twitte abaixo, linkando para esta postagem do Ilhados. Já comemorou, agora tá na hora de tomar uma posição.


A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro assumiu compromisso (Meta Olímpica) de até as Olimpíadas de 2016 construir mais 100 km de ciclovias. Ciclistas e pedestres reclamam que a maioria das ciclovias já existentes na cidade estão abandonadas, não tem conservação, esburacadas, nem sinalização, os bicicletários existentes são uma raridade.

Ano passado, ecologistas e ciclistas deram entrada na SMAC (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) no Projeto Anel Cicloviário da Ilha do Governador, que prevê a construção de 21,5 km de ciclovias na orla marítima do bairro. O projeto por sua consistência técnica foi aprovado com louvor pela equipe técnica do programa Ciclovias Cariocas da SMAC, que fez no início deste ano 2 vistorias técnicas junto com profissionais da Cet-Rio, da Seconserva e os ciclistas proponentes do projeto onde circulamos de bicicleta ao longo de todo o trajeto do Anel e foi definido sua construção em 3 etapas: a 1a.: sinalização cicloviária em todo o trajeto do Anel; a 2a.: realização de pequenas obras de adaptação de calçadas e na orla, construção de e rampas de acesso etc o que beneficiaria ciclistas e cadeirantes; e na 3a. etapa, seriam feitas as obras mais caras de construção de trechos de ciclovias no bairro complementando o Anel.

As 2 únicas ciclovias já existentes na Ilha tem pequenos trechos (Estrada Rio Jequiá e Corredor Esportivo do Moneró) e estão completamente abandonadas, esburacadas, sem sinalização alguma o que coloca ciclistas e pedestres em risco.

Por falta de recursos (em 2010 houve redução brutal do orçamento da SMAC e o Fundo Municipal de Conservação Ambiental-FUCAM está com seus poucos recursos financeiros todo já comprometido) até hoje a Prefeitura não anunciou quando lançará a Licitação do Anel Cicloviário da Ilha.

No próximo domingo (15/5) será realizado Passeio Ciclístico em homenagem ao Dia das Mães, com saída as 8:30 hs do Parque poeta Manuel Bandeira (Aterro do Cocotá) e será lançada campanha popular de apoio à implantação do Anel Cicloviário da Ilha com distribuição de plásticos (adesivos) de carros, camisetas, faixas, abaixo assinado (meta de conseguir 10 mil assinaturas em escolas, igrejas, clubes etc) que será entregue ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, além de estar sendo organizada uma petição online.

A campanha tem ainda por objetivo promover a Educação no Trânsito para que haja uma convivência pacífica e harmônica entre pedestres, ciclistas e motoristas, com isso reduzindo os acidentes. Outro objetivo é estimular os cidadãos a se manifestar em favor das ciclovias como alternativa de meio de transporte limpo e menos poluente.

Abaixo, mapa do anel cicloviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário