Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bar Escadinha

O Amarelinho da Cinelândia faz parte da história do Rio de Janeiro. Em suas mesas, intelectuais, estudantes e artistas iniciavam e terminavam as manifestações contra a ditadura. Apesar de ainda continuar lotado, não freqüento há anos. Recentemente o estabelecimento foi multado e interditado pela Prefeitura por conta de alimentos vencidos e baratas. Fechar o Amarelinho foi um feito que nem a ditadura conseguiu, imagina a situação da cozinha. Minha digníssima sogra, que conhece mais sobre butiquim que eu, disse que realmente a comida por lá não está boa, e isso basta para me manter afastado.

Mas as ruas ao lado da Cinelândia, como a Álvaro Alvim,  possuem diversos autênticos butiquins e restaurantes populares, com cozinhas honestas e prontas para alimentar corpos boêmios com bolsos vazios, mas corações cheios! Entre eles está o Bar Escadinha, que tem esse nome por ficar um pouco acima do nível da rua, sendo necessário subir alguns degraus para acessar seu salão. O lugar é bem curioso, parece um recorte na parede lateral de um dos prédios. Algumas mesas ficam espalhadas pelo beco, já que o salão é bem pequeno.

Bar Escadinha

Interior do Bar Escadinha
Fui morrendo de vontade de comer rabada com agrião, mas como não tinha pedi um angu à baiana e uma Caracu (almoço de macho!). O angu estava muito grosso e com os miúdos cortados em pedaços grandes, justamente o inverso da forma como gosto, mas não estava ruim. O problema é que o prato é uma monstruosidade de grande, suficiente para acabar com a fome do mais faminto dos peões. Não consegui comer tudo, ainda mais acompanhado de uma Caracu, cerveja bem pesada.

Angu à Baiana do Bar Escadinha

O bar fica na Rua Francisco Serrador 90, Centro (no beco abaixo). O angu custa R$8,00 e a Caracu R$3,00.


Exibir mapa ampliado

Um comentário:

  1. Carioca, morando na serra do RJ há alguns anos e morrendo de saudades do angu à baiana dos botequins do Rio... aliás, morrendo de saudades da minha cidade maravilhosa!

    ResponderExcluir