Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Por que não consumo gordura trans

Informações nutricionais do biscoito Globo
Meu pai fuma desde os 16 anos. Exames recentes mostraram que seus pulmões estão bem, os únicos problemas decorrentes do fumo são a voz rouca e o constante pigarro. Entretanto, milhares morrem por causa do cigarro, com câncer e outras mazelas. O mesmo ocorre com a gordura trans.

Essa gordura é encontrada na natureza, mas é a oriunda dos processos industriais que causam os verdadeiros danos à saúde. Usada a partir da década 50, acreditava-se que por ter proveniência vegetal, seria mais saudável do que as animais. Depois do processo de hidrogenação, elas ficam mais sólidas, dando mais crocância e consistência aos alimentos. Assim como o cigarro, não existem níveis seguros para seu consumo, por isso é proibida na Suíça e Dinamarca. 


Quando fumava, ouvi conselho de saúde de um gordo que almoçava sozinho uma daquelas lasanhas congeladas, que possui 150% da quantidade diária de sódio recomendada, além de muita gordura trans. Contraditório isso, não acham? Já até comentei aqui. Então larguei o cigarro, e para tentar manter a coerência, também risquei do meu cardápio qualquer produto com trans, incluindo o biscoito Globo.

Obviamente acabo consumindo as transaturadas na rua, em restaurantes e nos podrões da vida, mas sempre olho os rótulos no supermercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário