Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

High Line Carioca

O viaduto da Perimetral é uma cicatriz no Rio de Janeiro, nunca deveria ter sido construído. Além dos problemas estéticos, ajudou a degradar a área na qual foi construído e serviu como desculpa para a derrubada do Mercado Municipal da Praça XV, conforme já comentei nesta postagem. Toda vez que vejo similar paulista, com toda sua diversidade, cores e cheiros, fico triste imaginando o quanto seria bom poder contar com um espaço daquele por aqui.

Por decisão da prefeitura, a Perimetral está com seus dias contados. Minha opinião está dividida, ainda não sei se concordo ou não. Obviamente gostaria de vê-lo extirpado, mas o custo financeiro desta obra é imenso, principalmente para uma cidade com tantas carências quanto o Rio. Eu sei que mesmo que ele permaneça a prefeitura vai esbanjar o dinheiro em outras coisas supérfluas, mas ainda assim é um gasto que incomoda, beneficiando novamente as empreiteiras.

O que poderia ser feito é a construção de um parque suspenso ao estilo da High Line de Nova Iorque, um antigo viaduto para trens abandonado transformado em uma área de lazer com bancos, espreguiçadeiras, árvores, quiosques, intervenções artísticas e até um hotel. Um lugar incrível, conforme pode ser visto nas fotos abaixo:

Fonte da imagem

Fonte da imagem

Fonte da imagem

Fazer algo semelhante em terras brazucas não é uma idéia nova, algumas pessoas já sugeriram o Minhocão de São Paulo para tal empreendimento. Acredito que o Rio poderia sair na frente e dar este exemplo. Imagina um parque na Perimetral, com ciclovia, restaurantes, bancos, espreguiçadeiras, mirantes, palcos para realização de eventos. Seria ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário