Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

De trem para Ilha e Teleférico do Alemão

Disposto a tentar um método alternativo para ir do Centro à Ilha, resolvi pegar o trem até a Bonsucesso e cronometrar o percurso. O sistema de transporte no Rio é muito vulnerável, basta um acidente ou uma chuva um pouco mais forte para que milhares de pessoas atrasem a volta para casa e sofram em conduções superlotadas.

O trem saiu às 18h07 e vinte depois, 18h27, estava em Bonsucesso. Bem rápido. A descida da estação dá direto no ponto das kombis, mas se você não for adepto dos transportes alternativos é só andar até a Unisuam e esperar o 634. Com certeza esta é uma forma rápida de chegar à Ilha, e, dependendo de onde você esteja no Centro, vale a pena tentar esse trajeto algum dia.

Teleférico do Alemão

Aproveitei a integração gratuita com o teleférico para dar uma volta. É um passeio bacana, dura um pouco mais de 15 minutos para cruzar as cinco estações até Palmeiras, em Inhaúma. Alguns pontos são bem altos e pode dar um frio na barriga dos mais sensíveis. Cada cabine comporta até 6 passageiros.

As estações estão muito bem conservadas, são limpas, com banheiros e bebedouro, além de serviços como bancos, correios, biblioteca entre outros. Um mirante ao lado da sede da UPP na última estação oferece uma vista impressionante de todo o complexo, além de espaço para a futura implantação de um centro cultural.

A passagem custa apenas R$1,00 e é subsidiada pelo Governo do Estado. A subida começa ao lado da Praça das Nações. Peguei um vídeo do Youtube para ilustrar o passeio, que recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário