Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Restaurante 28

No final de 2011 a prefeitura do Rio tombou 12 botequins pela sua relevância histórica para a cidade. Foram eles: Café e Restaurante Lamas, Bar Luiz, Nova Capela, Restaurante 28, Casa Padadino, Adega Flor de Coimbra, Armazém Senado, Bar Brasil, Bar Lagoa, Cosmopolita, Armazém São Thiago e Adega Pérola. O anúncio foi feito durante o I Seminário Internacional de Bar Tradicional, realizado na Estudantina, em que, obviamente, eu estava presente.

Fonte da imagem

E foi num desses tombados que almocei outro dia. O Restaurante 28 fica na Rua Barão de São Félix, perto da Central do Brasil, numa região com muitos sobrados do início do Século XX, infelizmente degradados. A casa é clássica: chão de azulejos hidráulicos, balcão e estantes de madeira, família no batente. Logo na entrada, várias reportagens de jornais indicando que a coisa ali é levada a sério.
Vindo da região do Trás-os-Montes, em Portugal, Amândio Salgado é o homem à frente do restaurante que há mais de 90 anos está instalado no número que lhe dá nome. Ele veio da terrinha na década de 50 para trabalhar como garçom com os tios, antigos proprietários da casa que acabou herdando. Apesar da relação com o país europeu - e de ainda conservar um inconfundível sotaque - seu Amândio é especialista na culinária brasileira. Os pratos são tradicionais e fartos. Ele mesmo destaca o cozido, a rabada e, é claro, o bacalhau, como as principais atrações. Há ainda opções como cabrito assado com batatas coradas e costela de porco na manteiga. De sobremesa, pudim de leite ou goiabada com Catupiry (fonte).

Comemos o tradicional cabrito com batatas. A porção para duas pessoas custa R$46,00. Bem farta, serve bem.

Cabrito com batatas (fonte da imagem)
Vejas as fotos do polvo à portuguesa que achei na internet:

Fonte da imagem

Fonte da imagem
Resumindo: bom e pela metade do preço do Nova Capela e pelo dobro da Cadeg.

Restaurante 28
Rua Barão de São Félix, 28, Gamboa
(21) 2263-2438
Seg a sex, das 11h às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário