Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Carnaval, marchinhas e lista dos blocos de rua da Ilha do Governador - 2015

Bloco de carnaval temático com músicas do Raul Seixas, Chico Buarque, rock, brega e, no fundo do poço, Los Hermanos. Um fenômeno comum no Rio que tem assustado muito folião tradicional.

Antigamente jornais realizavam concursos e a partir de dezembro as rádios já começam a tocar as marchinhas, quando fevereiro chegava as músicas estavam na boca do povo. Essas canções hoje em dia não possuem mais espaço na mídia e o concurso realizado pelo Fantástico acontece na véspera dos festejos, e sem divulgação elas não ganham a rua.

Adoro dançar a Cabeleira do Zezé, Cidade Maravilhosa, Quem Não Chora Não Mama entre outras, mas a falta de renovação do repertório, com novas marchinhas, enjoa mesmo. É esse tipo de coisa que dá espaço para surgimento dos blocos temáticos.

Felizmente tem muita gente produzindo marchinhas excelentes hoje em dia, o que me faz acreditar em um retorno popular deste gênero musical. Um exemplo é o Roni Valk, que conheço da época da Fetaerj, finalista no concurso do Fantástico com o a Marchinha Literária. Vota lá.

******

Nenhum comentário:

Postar um comentário