Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Caneco Gelado do Mário - Niterói

Esquina da Macumba

Um tranca rua em tamanho real, com tridente, capa e cartola, protege os frequentadores dos bares no entorno da encruzilhada das ruas Marquês de Caixas e Visconde do Uruguai. Uma área boêmia que tardiamente fui conhecer e que já se tornou meu lugar favorito de Niterói.

O destaque da esquina da macumba é o Caneco Gelado do Mário, que tem mais de cinquenta anos e por onde o Mário ainda circula entre as mesas garantindo o atendimento de qualidade. Uma casa tradicional frequentada pelos bobos (burgueses e boêmios) niteroienses, cujo pratos principais são os frutos do mar.

O movimento do balcão que dá para a rua é frenético. Não param de sair bolinhos de bacalhau (carro chefe), pastéis, casquinhas de siris e empadas de sabores diversos (inclusive de lagosta). Para beber, cervejas e batidas.

Consegui ver o preparo da batida de coco, feita com maestria pelo atendente sem usar medidas: leite de coco, caninha da roça e um pouco de leite condensado. Batido na coqueteleira, estava na proporção certa dos ingredientes, nem doce, nem forte.

Pertinho das barcas, é um lugar que merece ser explorado.

Saravá, seu Tranca Rua.

Caldo de camarão

Fritadeira

Empada e bolinhos de bacalhau

Batida de coco e o artista

Um dos bares da esquina vende angu

Nenhum comentário:

Postar um comentário