Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Não assisti o jogo do Brasil

Cada dia que passa fica mais difícil ouvir merda e ficar calado. Hoje no Bom Dia Brasil um repórter mostrou uma cidade na África do Sul que está completamente indiferente à Copa do Mundo. Ninguém assiste aos jogos, ninguém enfeitou as casas ou ruas e o som das malditas vuvuzelas não perturba ninguém por lá. No final da matéria o repórter afirma num tom de espanto: "tem coisas que nem a Copa do Mundo é capaz de fazer" - pausa dramática.

Só quero comunicar, por mais absurdo que pareça, que eu também não ligo a mínima para a Copa. Saí mais cedo do trabalho e fui para casa dormir. Meus amigos se reuniram em lugares diversos para beber, mas como eu não estava no clima, fui me recolher.

Quem ganha com a Copa?

1- Os dirigentes da FIFA com salários e mordomias astronômicas;
2- Donos de empresas, acionistas e suas respectivas agências de publicidade;
3- Governos corruptos que tiram vantagem da visibilidade dos jogos que tiram o foco de suas falcatruas.

Quem perde com a Copa?

1- Você, exceto que faça parte de um dos grupos acima citados.

Durante o Império Romano, o governo subsidiava o trigo para seus cidadãos. Durante crises, distribuía gratuitamente. Junto com os espetáculos com gladiadores e cristãos, formava a famosa díade "pão e circo", que mantinha a população no limite para que não reivindicasse melhores condições de vida e distribuição de renda. Desta forma, mantinha a todos sob controle. Qualquer semelhança com o Bolsa Família e o futebol não é mera coincidência. Mais de dois mil anos se passaram e pouca coisa mudou.

Por isso não gosto da Copa. Ela aliena pessoas e contribui para essa distinção tão brutal de classes.

Um comentário:

  1. clap! clap! clap!
    Deixe-se registrado que eu ODEIO AS VUVUZELAS, CORNETAS, BUZINAS E PESSOAS BARULHENTAS!!!

    ResponderExcluir