Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ciclovias na Ilha do Governador

Há uns 15 anos eu costumava pedalar todos os dias, e aos domingos me reunia com um grupo no antigo Posto Sodinava para um passeio mais longo. O mínimo que íamos era até o mirante do Leblon, por vezes Barra, Grumari e Alto da Boa Vista.

Até hoje o Ciclistas da Ilha existe, mas agora com outras pessoas e com uma participação política que na minha época não existia. O grupo recentemente se legalizou, se transformando em uma associação legalizada, com CNPJ, livro ata, estatuto e associados registrados.

Essa mobilização, que tem como alguns dos articuladores os amigos e ativistas Sérgio Ricardo e uBiker, conseguiram uma grande vitória para a Ilha do Governador: o bairro consta na lista de implementação de ciclovias pela prefeitura neste ano.

Não foi fácil, eles elaboram um detalhado projeto, com fotos e mapas, foram até o subprefeito Victor Accioly, fizeram reunião com o subsecretário de meio ambiente Altamirando Moraes e representantes de diversos outros órgãos. Técnicos fizeram vistorias nas vias para ver a possibilidade de implementação e agora saiu a boa notícia:

A Ilha do Governador ganhará mais quilômetros de ciclovia ainda este ano!

Anel Cicloviário da Ilha do Governador

Depois do Terminal Pesqueiro, esta foi mais uma vitória da mobilização popular do bairro.

Quando tem que bater, a gente bate, mas não podemos nos furtar a agradecer o empenho da Subprefeitura e seu representante, Victor Accioly, neste projeto.

Para outras informações, visite o blog do uBiker e da Associação dos Ciclistas da Ilha

Um comentário:

  1. Essa ciclovia da Ilha é ridícula!!! Pintaram o asfalto, reduziram o espaço dos carros e ônibus, vão causar acidentes. Não construíram nada, apenas gastaram o dinheiro público enquanto milhões de buracos continuam la. Ridículos!!!!!

    ResponderExcluir