terça-feira, 1 de novembro de 2011

#OcupaRio e #Bicicletada RJ

Sexta-feira estive no acampamento da Cinelândia e depois participei da Bicicletada. Fiquei estremamente feliz com o que vi. Vamos às explicações:

#OcupaRio


O Ocupa Rio é a versão carioca de um movimento que está acontecendo em diversas capitais ao redor do mundo. Começou em Nova Iorque há mais de um mês e se espalhou por Madri, Seatle, Paris, Roma e muitas outras cidades (saiba mais). Obviamente, a mídia corporativista burguesa dá pouco espaço para essas manifestações, por isso a importância da internet para propagar o que está acontecendo.

O objetivo é discutir um novo modelo econômico para o mundo, que premia banqueiros e especuladores com rios de dinheiro as custas do resto da população.

Impressiona a organização do Ocupa Rio. Cada dia mais barracas são montadas e já passam de 100. Durante o dia são oferecidas diversas oficinas (teatro, confeção de máscaras, manutenção de bicicletas, reciclagem, pipas), debates, discussões, exposições, performances, saraus entre muitas outras atividades. Estão lá desde o dia 22 de outubro, sem previsão de saída.


#Bicicletada

A Bicicletada, ou Massa Crítica, é outro movimento que ocorre no mundo todo e objetiva conscientizar os motoristas e o poder público sobre a importância em respeitar o ciclista e do investimento nesse meio de transporte.

Toda última sexta do mês, ciclistas se reunem no Centro da cidade, no horário de rush pós expediente, para um passeio. Tem um pouco de desobediência civil, já que nenhuma autoridade é comunicada. Muito justo, para pedalar pela cidade não precisamos pedir autorização para ninguém. O primeiro aconteceu em 92 em São Francisco e se espalhou pelo mundo. No Brasil já são dezenas de cidades.

Fui com minha bike dobrável e, quando chegamos em Copacabana, um ciclista foi atropelado por um motorista que queria avançar sobre a massa. Ele foi imediatamente cercado e a polícia acionada. Felizmente não houve nada de grave, mas foi registrada a ocorrência e todos rumaram para a porta da delegacia, fazer uma pressão enquanto o motorista prestava depoimento. Mais que um passeio, é uma manifestação, e esse tipo de incidente é levado até o fim.

Abaixo, dois vídeos: um com um ato espontâneo que aconteceu na porta do Botafogo Praia Shopping e outro com o motorista sendo cercado.




Bicicletada Rio "Halloween' 28/10/11 - Pós incidente.

Algo novo está surgindo no mundo, e essa mudança passa longe dos partidos políticos e das tradicionais formas de governo. A população está ocupando as ruas, discutindo, criando novos modelos, e tudo indica que este é só o início de algo muito grande.

Um novo mundo é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário