Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Restaurante Esquimó

Disse que não escreveria mais sobre restaurantes e botequins aqui, mas tem coisa que não dá para deixar passar. Uma delas é o Esquimó, que fica na Travessa do Ouvidor, Centro, pertinho da livraria.

Fonte da imagem

Um salão estreito e comprido. Na parede esquerda, uma fileira de chapas, panelas e compartimentos para armazenamento de comida. Os atendentes, muitos trabalham na casa há anos, percorrem essa bancada preenchendo pratos com arroz, feijão, salada e demais opções constantes no cardápio. Separando este espaço dos comensais, um balcão que serpenteia todo o restaurante, daqueles comuns em galeterias tradicionais, e pequenos bancos para os clientes.

O esquema é o seguinte: você escolhe uma carne, que vem em um prato separado, e até oito acompanhamentos. O refresco é a vontade (laranjada, caju ou mate) e ainda tem direito a uma sobremesa (pudim, gelatina ou salada de frutas). Tudo isso por R$19*. O prato é enorme e ninguém sai lá com fome. Se quiser mais um pouquinho, eles colocam sem reclamar.

Fica cheio na hora do almoço e é preciso esperar em pé algum banquinho vagar. Se você for com amigos, os garçons sempre dão um jeito pedindo para outros clientes pularem um ou dois lugares para o lado, deixando o grupo ficar junto.

Alguns itens são cobrados a parte, como refrigerante. Por mais um real, sempre peço um ovo com gema mole por cima da hamburguesa. Ver aquele caldo dourado derramando por cima da carne é um espetáculo gastronômico. Se você quiser saber o que é hamburguesa, só indo lá porque não vou contar.

Minha ilustríssima namorada, paulista mais conhecedora de butiquim carioca que muito malandro, foi quem me apresentou o Esquimó. Sempre sentamos no fundo para sermos atendidos pele Geneci. Gente boníssima, está sempre de bom humor.

O clima do lugar é ótimo, excelente lugar no centro para almoçar. É de bom tom deixar uma gorjeta com o garçom, já que são todos atenciosos.

Não tenho mais tirado foto de comida e restaurante. Hoje em dia acho isso cafona. Se você quiser ver outras imagens do Esquimó, vai lá no Destemperados.

Cardápio

As carnes
 
Bife, bife à milanesa, bife de fígado, carne assada, hamburguesa, picadinhoà americana, frango assado, filé de frango à milanesa, filé de frango grelhado, role de carne, filé de peixe à dorê, filé de peixe à milanesa, língua fresca, carré, lombo de porco, linguiça de porco, bacon com ovos e omelete.

Os acompanhamentos

Arroz, feijão preto, feijão mulatinho, batata frita, purê de batata, farofa, espaguete, brócolis, quiabo, pepino, couve à mineira, beterraba, petit-pois, chuchu, cenoura, vagem, couve-flor, berinjela, salada de batata, salada de legumes, salada russa, salada de grão de bico, salada de feijão fradinho, salada de milho e salada verde.

Os refrescos

Caju, laranja e mate

As sobremesas

Salada de frutas, pudim ou gelatina.

* preço de agosto de 2014.

Restaurante Esquimó
Travessa do Ouvidor, 36

2 comentários: