Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Comida di Buteco


Estava eu bebendo com meus amigos de turma na Farani quando umas mocinhas apareceram distribuindo um pequeno encarte falando do concurso Comida di Buteco, promovido pela Bohemia. O concurso acontece durante o mês de agosto e possui 31 butecos cariocas participantes e pretende eleger o melhor tira-gosto da cidade.

Qualquer um pode participar, basta ir a um dos butecos participantes, pedir o prato que está concorrendo e preencher a cédula de votação. São quatro prêmios: melhor tira-gosto, bebida gelada, atendimento e higiene.

Muito bacana a iniciativa, que acontece em muitas outras cidades do país. Sempre vou apoiar iniciativas que valorizem a gastronomia de butecos, da qual sou fã incondicional.

A Ilha do Governador possui um representante no concurso, o Pontapé, na Ribeira. É um bar recente e que está despontando no circuito de butecos tradicionais da cidade, se destacando, claro, pelos deliciosos pratos que serve. O lugar tem potencial, e ainda vamos ouvir muito sobre ele. O único problema é o atendimento, já que quando dá a hora de fechar (meia-noite) os garçons expulsam os clientes com pontapés (acho que esta é a origem do nome). Minha digníssima já levou uma mesada na cabeça. Deu meia-noite os garçons entrem em total desespero, fechando as mesas, recolhendo as cadeiras e pressionando os clientes a pedirem a conta. Terrível, em qualquer outro lugar eu nunca mais voltaria, mas aquela batata frita com chilli faz esse inconveniente valer a pena.

O Pontapé está concorrendo com a carne seca à milanesa. Nunca experimentei, mas será minha próxima pedida. Perto do meu trabalho tem o Gracioso com seu risole de camarão. O Gracioso é reconhecido por seu sanduíche de carne assada. Vou conferir o risole e comento no Twitter.

O buteco mais tradicional do bairro é o Rei do Bolinho de Bacalhau, no Tauá, sempre presente em concursos semelhantes e publicações sobre o tema, mas parece que em breve teremos mais um. Que bom.

No site do concurso tem o endereço dos butecos participantes e outras informações. Vale a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário